Noticias de URIALC

Celebração da Semana da Harmonia Inter-religiosa. CC Campinas.

20 / Febrero / 2016

 

Em 3 de fevereiro de 2016 foi realizada uma reunião de representantes de várias religiões para a celebração da Semana da Harmonia Inter-religiosa com o objetivo de honrar o diálogo e a unidade das religiões. A reunião foi realizada em uma sinagoga judaica onde foram muito bem acolhidos. Tiveram a presença de representantes das seguintes tradições:

Comunidade judaica

Comunidade islâmica

Católicos

Umbandistas

Candomblé

Luteranos

Fé Baháí


Esse encontro marcou também o início das visitas que serão realizadas no decorrer do ano a todas as tradições: Todos visitando a todos. Presentes:

- Pedro Thiago - Presidente da Sociedade Israelita

- Ricardo Puccetti - Diretor Religioso da Sociedade Israelita

- Irene Lewinger - Diretora Social Sociedade Israelita

- Alberto Liberman - Sociedade Israelita

- Emanuel Rubin - Comunidade Judaica

- Marcos Ebeling - Pastor Igreja Luterana

- Pai Joãozinho (João Galerani) - Umbanda

- Nader Habib - Sociedade Islâmica de Campinas

- André Luiz de Moraes - Mov. Juventude de Terreiros - Candomblé

- Sílvia Lamon - Bahái

- Regina Marques Pereira - Bahái

- Beatriz Ferreira - católica, Membro da Comissão do Diálogo Ecumênico e Interreligioso da Arquidiocese de Campinas, URI-CC Campinas

- Salette Aquino, católica, Membro da Comissão do Diálogo Ecumênico e Interreligioso da Arquidiocese de Campinas, URI - Vice-Coordenadora do CC Campinas

- Mostafa Bartar - Bahái, Coordenador da URI CC Campinas


Programa:

1- Abertura com prece pela unidade;

2- Acolhimento pela Comunidade Judaica;

3- Leitura do texto "Inter-religiosidade", escrita pelo irmão judeu, membro do CC Buenos Aires, Rabino Arieh Sztokman;

4- Apresentação dos presentes;

5- Oração pela recuperação da saúde de Maria do Carmo, membro do CC Campinas;

6- Exposição sobre os propósitos da URI e sobre a Semana da Harmonia Inter-religiosa e sobre a retomada das visitas às tradições (Mostafa);

7- Visita à Sinagoga, com explicações sobre a Tradição Judaica (Ricardo Puccetti e Pedro Tiago);

8- Lanche comunitário;

9- Colocações dos presentes quanto às suas tradições e sobre a harmonia religiosa. Excertos das falas:


- Irene: "nos vermos pessoalmente é uma oportunidade para destruir barreiras";

- Pai Joãozinho: Há mais de 20 vertentes na Umbanda. Leu trechos da Carta Magna da Umbanda: "amar, respeitar, não julgar, ...";

- Beatriz: Manifestou felicidade de estar novamente iniciando um ciclo de visitas às tradições. "A paz mundial é o que todas as religiões almejam";

- Pastor Marcos: "Onde o Espírito Unificador se manifesta, ali Deus está". "Nós somos construtores de pontes, não de muros";

- Sílvia: Falou sobre os princípios da Fé-Bahái: "Só existe uma religião: o amor; uma raça: a raça humana";

- Nader: “Aproveitar a URI para ser um polo transformador na sociedade. Combater a desigualdade social deveria ser o nosso primeiro objetivo a perseguir. Início: atuação municipal e depois expandir”;

- André: “Senti uma energia positiva muito grande na Sinagoga". Relatou sobre o encontro ocorrido há 10 dias em Campinas: 180 jovens da Umbanda e do Candomblé, 15 cidades do Estado de São Paulo representadas, além de outros estados. Muitos planos para a difusão da cultura de paz;

- Pedro Tiago: A comunidade judaica também sente a perda de interesse das pessoas pelas religiões. Já tiveram 400 famílias na comunidade, hoje são 160 e apenas 80 são frequentadoras da Sinagoga. Também mantêm uma creche no Jardim São Pedro, Creche Tia Léia, com 70 crianças.


Propostas surgidas:

- Continuarmos as visitas: "Todos visitando a todos". A próxima deverá ser à Sede Bahái em março. Ficamos de contatar a Tenda Unidos em Oxalá em Valinhos - Pai Luiz (Umbanda).

- Fazer um encontro de crianças das diversas tradições (sugestão do Ricardo).

- Sílvia ofereceu o Jornal ZEN para publicar um artigo mensal de cada tradição. Os judeus escreverão o primeiro artigo (2.000 a 2.500 caracteres).

- Salette falou sobre a Campanha Lixo Zero, juntamente com o esforço que a Campanha da Fraternidade 2016 está lançando com o Tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”. O Fórum elaborará um material que poderá ser reaproveitando pelas tradições religiosas.


Encerramento:

Mostafa enfatizou que nosso objetivo é promover o diálogo inter-religioso e melhorar o entendimento entre as religiões do mundo. As religiões originaram-se da mesma fonte. Chegou o momento para um objetivo compartilhado e para a unidade essencial das religiões do mundo. A religião é o maior de todos os meios para o estabelecimento da ordem no mundo e para o contentamento pacífico de todos os que nele habitam. As religiões do mundo, se unidas, podem desempenhar um papel potencialmente significativo.


Finalizou-se com uma oração inter-religiosa.


Enviado por Mostafa Bartar.


celebracioninterreligiosacccampinas_semanaarmonia201601

 

VIII Foro del CISEI

16 / Febrero / 2016

 

forocisei_video_youtube
Website: https://www.youtube.com/watch?v=vMokr9kNnaQ

 

 

Representantes de 11 religiões uniram suas vozes pela paz

04 / Febrero / 2016

 

representantesde11regiones201601

A Paróquia da Universidade Central da Venezuela foi escolhida por representantes de 11 religiões para um encontro pela paz. O evento foi realizado no âmbito da Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa, que se realiza na primeira semana de fevereiro, desde 2010.


"A guerra e o conflito são muito barulhentos, mas muitas pessoas de diferentes religiões estão trabalhando pela paz e a vida”, disse Enoé Texier, coordinadora regional da Iniciativa das Religiões Unidas (URI, sigla em Inglês). A organização tem como objetivo desenvolver o diálogo intercultural e inter-religioso para promover a paz, compreensão, perdão e reconciliação.


Texier enfatizou que a URI tem trabalhado pela reconciliação nacional frete a polarização do país. "Precisamos promover o apresso nas relações interpessoais", disse a antropóloga. “Ninguém deve tentar convencer outra pessoa de sua posição, mas trabalhar em conjunto por aqueles que mais necessitam.


A organização está presente em 85 países, incluindo 12 da América Latina, e também reúne grupos indígenas, que explicam o mundo a partir de sua cosmovisão.


Embora a URI exista desde 2000, Texier comenta que seu trabalho pela paz vem de alguns anos antes. Relata que em 1996 conheceu Luis Dolan, um padre argentino, trabalhador pela paz, que foi um dos maiores promotores do diálogo entre as religiões a nível mundial. Hoje, a Universidade Central da Venezuela tem a Cátedra Luis Dolan de Estudos Inter-Religiosos e Interculturais pela Paz.


“É preciso buscar a paz, essa paz tão necessária, especialmente na Venezuela”, disse Mahfouz Sahadi Parvati, que estava representando a religião Satyananda Yoga. Neste encontro estavam presentes diversos líderes religiosos, como Patricia Sotelo e Weldon Woodard, da Fe Bahai, que disseram: “o mundo é um só país e todos os homens devem ser consideradas uma só raça. Deus é Deus para todos”.


representantesde11regiones201602

Durante o evento, cada um acendeu uma vela para a paz no país e no mundo, acompanhado por uma oração típica da sua respectiva religião.


Pelos Católicos, o padre Luis Herrera foi o representante, pelo judaísmo, o rabino Isaac Benzaquen, pelos anglicanos, Dom Orlando Guerrero, e pelos Hare Krishnas, Hernán Rubin. Por Brahma Kumaris, participou a irmã Mercedes, pela Confraria Sufi, Flor Guardia, e pela Igreja Presbiteriana, a diaconisa Ruth López.


Pelo Islam, esteve presente o sheikh Ruhollah K. Nejad, que insistiu em dissociar sua religião dos ataques terroristas que ocorreram recentemente, supostamente em nome do Estado Islâmico. Ele disse que sua religião é pacífica, e que no Oriente Médio são feitos esforços diários para criar locais seguros e de paz para todos, independentemente de suas crenças.


Autor: MARIEL LOZADA | @MARIELOZADA_

Website: http://efectococuyo.com

 

 

Semana da Harmonia Inter-religiosa, 2016

02 / Febrero / 2016

 

Como parte da celebração da Semana da Harmonia Inter-Religiosa, na quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016, foi transmitido o programa de rádio “Hoje, exatamente agora” conduzido por Marina Tirado (Presidente do CC para o Diálogo, Caracas-Venezuela e diretora do Centro Zen Bodai Shin) e Adriana Reyes (Assistente da Coordenação Regional da URI AL&C) das 13:00 às 14:00, a través do site www.radiocomunidad.com.

Nesta oportunidade, foi convidada (via Skype) Maria Eugenia Crespo, diretora de apoio aos CCs da Iniciativa das Religiões Unidas, que estava no escritório global da URI, em San Francisco-EUA. Maria Eugenia compartilhou sua experiência como membro da URI na criação de pontes inter-religiosas e interculturais. Falou sobre o trabalho feito pelos 763 CCs distribuídos em 94 países em todo o mundo, e como juntos realizam atividades para fazer o bem em suas comunidades, promovendo a tolerância, a cultura da paz, respeito pelos direitos humanos, e como cada um desses CCs, a partir de sua identidade religiosa ou tradição espiritual, faz uma "trabalhar em conjunto para criar a harmonia que queremos, para que as gerações futuras também possam experimentá-la."

noticiaradiosemanainterreligiosa2016

 

01 / Febrero / 2016

 

afichearmoniainterreligiosa2016