Noticias de URIALC

10º Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Caminhando a Gente se Entende

quinaroa-dia-pazx96

17 / septiembre / 2017

 

A sociedade e o Estado brasileiro vêm presenciando, já há alguns anos, uma crescente manifestação de intolerância religiosa, inclusive com agressões físicas e destruição de patrimônios de cultos, principalmente contra as religiões de matrizes africanas, numa demonstração de desrespeito aos princípios constitucionais que amparam a sociedade brasileira.

Por esse motivo, se realizou no dia 17 de setembro de 2017, na Cidade do Rio de Janeiro, bairro de Copacabana, a X Caminhada Pela Liberdade Religiosa, com objetivo de sensibilizar a população. Esse evento foi o resultado de seis meses de trabalho de uma comissão criada a partir da comprovação de casos extremos de intolerância religiosa que aconteceram não só no Estado do Rio de Janeiro, mas em outras unidades da Federação. A proposta do presente projeto visa manter a população mobilizada contra as práticas de intolerância religiosa, ressaltando a diversidade cultural de distintos cultos religiosos, garantindo assim os princípios constitucionais que regem o Estado Brasileiro.

Através da realização de eventos culturais, debates, oficinas e seminários a Comissão de Combate a Intolerância Religiosa - CCIR, mobiliza durante todo o ano grande parte da sociedade civil organizada. Como resultado a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, desde o seu processo de organização, recebeu amplo apoio das diversas mídias e repercutiu nacionalmente, inclusive pela expressiva participação popular, com a presença de milhares de pessoas nessa e nas nove edições anteriores!

A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa é o único movimento cultural popular de massa no mundo, com a característica de unir diversos credos em um só propósito: a liberdade religiosa.


quinaroa-dia-pazx96 quinaroa-dia-pazx96 quinaroa-dia-pazx96 quinaroa-dia-pazx96 quinaroa-dia-pazx96

 

obituario-carmen_160

27 / Septiembre / 2017

 

A Coordenação da URI América Latina e Caribe, os membros do Círculo de Cooperação para o Diálogo e o Presidente Luis Dolan juntam-se à dor que aflige toda a Comunidade Universitária da Escola de Estudos Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais pela morte sensível do profesor


Carmen Longa

(Q.E.P.D)


Quem na vida deu sua valiosa e desinteressada contribuição ao diálogo inter-religioso e intercultural através do seu trabalho como professor.


Descanse na glória de Deus


Setembro de 2017


 

REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA

PESSOAS INDÍGENAS "QUINAROES AGUILA DEL URAO"

LAGUNILLAS - MÉRIDA

quinaroa-dia-pazx96

21 / Septiembre / 2017

 

Dia Internacional da Paz

Círculo de Cooperação Quinaroa

Em uma reunião com os anciãos dos Povos Indígenas de Quinaroes, eles decidiram que, além de convidar a participação do Dia Internacional de La Paz motivado para as diferentes situações que o país vive, nosso município também experimenta momentos difíceis, então também vamos convidar as autoridades políticas e social. Além disso, nosso Site da Lagoa Sagrada de Urao também sofreu eutrofização e falta de ação para manter o espelho da água, então vamos fazer a bênção da água, em união com tudo o que fazemos vida em Lagunillas.


5:00 da.m. Caminhada dos pontos habitacionais das 6 cidades indígenas de Lagunillas.


6:00 da.m. Concentração na Lagoa Urao.


6:15 da manhã. Bênção de água por representantes das religiões: católicos, grupos de oração, agnósticos, povos indígenas e protestantes.


Oferta de chicha de maíz, toque de clacho, tambores, maracas e guaruras por La Paz.


8:00 da manhã Palavras de encerramento do Mohán dos Indígenas Quinaroes.


9:00 da manhã Actividade de encerramento: compartilhe carabinas e chocolate.


quinaroa-dia-pazx96

 

25 líderes de Povos Indígenas da Argentina darão sua visão e sua voz para o Dia Internacional da Paz.

21 / Septiembre / 2017

 

No âmbito do "Dia Internacional da Paz", em 21 de setembro, sancionado pela Lei nº 26.819, no Senado e na Câmara dos Deputados da República Argentina, em conformidade com as Resoluções 36/67 e 55/282 da Assembléia Geral das Nações Unidas e o contexto em que o nosso país é, diferentes líderes de Povos Indígenas da Argentina se reunirão para elaborar um documento para a Paz, a partir de uma visão de Diálogo e Consenso, princípios da Visão Mundial dos Povos Indígenas.

Diante do crescimento da violência e da intolerância em nosso país nos últimos tempos, 25 líderes de diferentes Povos Indígenas reunirão no honorável Congresso da Nação para produzir um documento que transmita nossa preocupação e iniciativa para fortalecer o caminho da paz, com base nos ensinamentos e sabedoria que nossos avós nos transmitiram há milhares de anos.

Programa.

10:00 am.- Acreditação dos participantes.

10:30 am.- Cerimônia ancestral solicitando permissão aos antepassados ​​com canções, danças e orações dos diferentes líderes.

11:00 am.- Apresentação do PPP e história da URI, por Raul Mamani de CC Quewña e Rosalía Gutiérrez dos Povos Indígenas da CC da Argentina.

11:30 am.- No círculo, os líderes começarão a preparar o documento.

1:00 pm.- Almoço comunitário.

2:00 pm.- O documento continuará funcionando.

4:30 p.m.- Acabamentos em reuniões com uma Cerimônia de gratidão aos Antepassados ​​(danças, reflexões e orações).

5:00 pm.- Leia o documento para a imprensa, deputados e convidados especiais.

 

X Edition ROUND OF PEACE 2017

Vozes de paz

21 de setembro a 24 de outubro de 2017

19 / Septiembre / 2017

 

rondadepaz-2017

O Conselho da Paz da República Argentina (Cpaz) convida uma vez mais organizações e indivíduos de todo o mundo a participar da X edição da Rodada de Paz, que se realizará em 21 de setembro (Dia Internacional da Paz ) até 24 de outubro (Dia da Unidade Mundial), com a intenção de ativar e fortalecer a Paz que habita em cada um de nós e em nossas comunidades, atuando em harmonia com todas as ações similares que acontecerão no mundo.

O tema Vozes da Paz que nos guia este ano, pretende mostrar que a Paz não é apenas a ausência de guerras ou violência, mas é algo mais profundo para o nosso Ser, o que nos convida a manifestar a coerência na Vida . E, portanto, a Paz é esse valor humano multidisciplinar que está presente na arte, na ciência, na natureza e em qualquer atividade que desenvolvamos ou ações que empreendemos, nos transforma e transforma nosso meio ambiente.

Portanto, desde a Rodada da Paz, nós o convidamos a expressar nossa Paz do lugar que cada um acredita que melhor a expressa. E porque esta é uma atividade de rede, cada proposta, cada ação que tomamos, tem a virtude de ser sinergicamente potencializada com as do todo, permitindo a todos vermos os valores que estão em harmonia com o Coração.

Na Instrução anexada, você encontrará mais informações sobre como participar. Envie sua proposta para rondadepaz@consejodepaz.org.ar e junte-se à rodada.

Ana Inês e Julio Avruj - María Adela Palcos - Nora Croatto - Héctor Pibernus - Raúl Amato

Equipe de Coordenação da Cpaz

rondadepaz.wordpress.com

www.consejodepaz.org.ar

Facebook: Conselho da Paz da República Argentina (organização e grupo)
Home

INFORMAÇÃO PARA ORGANIZAÇÕES QUE PARTICIPAM EM "RODA DE PAZ"

A vida nos mostra que, a partir de um exemplo de paz e liberdade interior, é possível alcançar um bem-estar duradouro. A paz consigo mesmo, a paz com os outros e a paz com a natureza é um anseio que vive adormecido nos corações de muitos seres. "REDONDO DA PAZ" é então proposto, como catalisador desse despertar, inspirando a realização de ações concretas e expansivas.

Diretrizes gerais:

1. "ROUND OF PEACE" é uma tarefa de rede, onde cada nó será um foco de paz. Seu efeito potenciador baseia-se no fato de que cada organização integrada deve desenvolver sua própria atividade para realizá-la localmente dentro das datas estabelecidas, com a modalidade e no cronograma que elas criam o mais adequado. Cada organização será responsável por 100% do processo e concretização da atividade que propõe.

2. Para preservar o propósito de convocação comum, isso pode ajudar a perguntar:

* A atividade que proponho: ela satisfaz claramente os desejos do bem comum, da paz e da unidade?

* São as apresentações, exposições ou performances que eu ofereço: Eles são inclusivos (não discriminatórios ou desvalorizados), respeitosos e promovem um clima de fraternidade? Eles geram formas de estar no mundo com base em atitudes positivas, palavras harmoniosas e ações construtivas?

3. As propostas finais serão publicadas em um cronograma amplamente divulgado e, juntamente com as imagens que nos são enviadas, as atividades realizadas, será produzida uma síntese de vídeo, que será carregada na web / blog da Cpaz, e cada organização participante será convidada para carregar sua própria ligação e o Cpaz para sua web / blog.

4. As organizações participantes voluntariamente se comprometem a expandir a esperança e a convicção de que a paz é possível, e se tornam agentes multiplicadores dela.

Maria Adela Palcos - Nora Croatto - Héctor Pibernus - Ana Inés de Avruj - Julio Avruj Raúl N. Amato

Equipe de Coordenação da Cpaz

 

CC latino-americano de músicos, Venezuela    

15 de setembro de 2017             

& nbsp;      

Uma saudação calorosa da Venezuela.
         

Por ocasião da celebração do Dia Internacional da Paz, juntamente com o sentimento e propósito da nossa família URI, compartilhei a atividade que planejei:

PAZ VIVA COM CRIANÇAS, com o objetivo de promover e divulgar a importância da paz na vida familiar, comunitária e escolar, apoiada pela comunidade de Paso Real Núcleo 2, município de San Diego do Estado Carabobo.

A Programação contempla:
       

1. CONVERSAÇÃO: MEU MUNDO DE PAZ          

2. JOGOS: MEUS VALORES          

3. PINTURAS: SEMENTES DE PAZ          

4. MÚSICA: A CANTO LA PAZ

Finalidade da atividade: Fortalecer a Cultura da Paz na Comunidade composta por 240 famílias.
                                   

Modalidade: Participatory-Interactive-Didactic

Funcionalidade: a atividade reúne crianças para compartilhar uma área comum de atividades junto com seus pais e nossa equipe de trabalho, um ambiente facilitado pelo Conselho de Condomínios da Comunidade Paso Real.

O Escopo da Atividade: é multiplicar os benefícios dessa experiência em suas casas, na comunidade e em suas escolas.

Sinceramente

ANDREAMARÍA

Membro do Latin American C.C of URI Musicians

latinoamericamusicosvzla-2017

 

CC Descendentes de Guatemaya

Relatório Final do Projeto de Contribuição de Solidariedade

15 / Septiembre / 2017

 

descendientes-guatemaya-aporte-solidario-2017
descendientes-guatemaya-aporte-solidario-2017-01
descendientes-guatemaya-aporte-solidario-2017-01
descendientes-guatemaya-aporte-solidario-2017-01
descendientes-guatemaya-aporte-solidario-2017-01
descendientes-guatemaya-aporte-solidario-2017-01
descendientes-guatemaya-aporte-solidario-2017-01
descendientes-guatemaya-aporte-solidario-2017-01

 

CC Foundation Third Millennium, Argentina

Dia Internacional da Paz    

15 de setembro de 2017             

& nbsp;

Os membros da Fundação CC, Tercer Milenio, estão planejando o plantio de um Pólo da Paz em um Centro Comunitário da Cidade de Buenos Aires para comemorar o Dia Internacional da Paz em 21 de setembro.

Enviado por Susy Reich.

fundacion-tercer-milenio-paz-2017

 

CC Brasilia

15 / Septiembre / 2017

 

espiritualidad-cc-brasilia

 

CC latino-americano de músicos (México)

15 / Septiembre / 2017

 

Festival pela Paz

Centro Comunitário Calosio

Cidade do México


Intercâmbio de Experiências

Comunidades Inclusivas


Atividades Lúdicas

Cultura Multirracial

Direitos Humanos

Performance Espiritual

Arte

Literatura

Música

24 de setembro de 2017 | 11 h

CC Latinoamericano de Músicos


21septembro-dia-paz-mexico

 

CC latino-americano de músicos

15 / Septiembre / 2017

 

21septembro-dia-paz

 

celebrando-unidos-dia-paz-2017

14 / Septiembre / 2017

 

O Fórum Espiritual de Santiago pela Paz

tem o prazer de convidar você e aqueles que desejam acompanhá-lo a

Ato central da Dia interreligioso de oração pela paz no mundo 2017

que acontecerá na quinta-feira, 21 de setembro, das 7:00 da manhã às 8:30 p.m. Salão dos Atos do Colégio San Ignacio, Alonso de Ovalle 1452 (entre San Ignacio e Lord Cochrane a uma quadra da Alameda)

celebrando-unidos-dia-paz-2017
celebrando-unidos-dia-paz-201711
celebrando-unidos-dia-paz-201710
celebrando-unidos-dia-paz-20171
celebrando-unidos-dia-paz-20172
celebrando-unidos-dia-paz-20173
celebrando-unidos-dia-paz-20174
celebrando-unidos-dia-paz-20175
celebrando-unidos-dia-paz-20176
celebrando-unidos-dia-paz-20177
celebrando-unidos-dia-paz-20178
celebrando-unidos-dia-paz-20179
celebrando-unidos-dia-paz-201700
celebrando-unidos-dia-paz-2017000
celebrando-unidos-dia-paz-20170000

 

14 / Septiembre / 2017

 

Irmãos e Irmãs da URI AL & C:

Em 20 de setembro, o Conselho Indígena realizará uma atividade de celebração para o Dia Internacional para a Paz no Município de El Alto, com a participação de irmãos indígenas de outros CCs da região.

Postado por Tupakusi Hugo Cordero Calisaya

concejo-indigena-dia-paz-2017

 

13 / Septiembre / 2017

 

Nossos CCs. estão preparando para 21 de setembro uma reunião de diferentes líderes de Povos Indígenas da Argentina, onde teremos a presença de Raul Mamani. Nesta ocasião, cada Povo emitirá sua mensagem e reflexão sobre a Paz, elaborando um documento que mais tarde será lido na Casa dos Legisladores, que nos fornecerá a cobertura da imprensa nacional.

Nosso dia será realizado das 9h às 17h em 21 de setembro, onde em uma reunião de harmonia refletiremos e elaboramos um documento sobre várias questões que fazem da paz, começando pelos princípios da URI.

Para a nossa comunidade, esta reunião é muito importante, pois nosso país está no meio de um debate sobre a violência no sul da Argentina que nos atende de perto.

Enviado por

Rosalía Gutiérrez

CCS Contato dos Povos Indígenas da Argentina.

 

CC para o diálogo, Caracas

13 / Septiembre / 2017

 

Todos os dias 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente em todo o mundo. A Assembléia Geral declarou esta data um dia dedicado ao fortalecimento dos ideais de paz, tanto entre todas as nações quanto em todos os povos, bem como entre os membros de cada um. Este ano, a campanha é intitulada "Juntos pela Paz: Respeito, Segurança e Dignidade para Todos" no espírito da JUNTOS, uma iniciativa global cujo objetivo é que as pessoas que foram forçadas a abandonar suas casas em busca de uma vida melhor Desfrute de respeito e segurança e viva com dignidade. JUNTOS foi lançado durante a Cimeira dos Refugiados e Migrantes realizada em 19 de setembro de 2016 e reúne todo o sistema das Nações Unidas, 193 Estados membros, o setor privado e a sociedade civil. instituições acadêmicas e cidadãos para apoiar a diversidade, a não discriminação e a aceitação de refugiados e migrantes.


Como presidente do CC para o Diálogo de Caracas neste ano, convido você para o Nelson Mandela Boulevard, na Urbanização El Marques, onde estaremos com várias atividades, incluindo um ato de orações pela paz com pessoas de diferentes religiões, atividades para crianças e dança de Paz com guarda florestal. Além disso, teremos um horário especial na semana em radiocomunidad.com relacionado às iniciativas da Paz.


imagen-paz-2017

 

12 / Septiembre / 2017

 

Obituario_angelina_17_esp-2017

 

Relatório da visita dos diretores globais ao Estado de São Paulo, Brasil

03 / Septiembre / 2017

 

Visita dos Conselheiros da URI América Latina e Caribeao Estado de São Paulo - Brasil

Os conselheiros globais da URI, Região América Latina e Caribe, Salette Aquino, SofíaPainiqueo e David Limo, estiveram reunidos no Estado de São Paulo, Brasil, em maio de 2017 para dois conjuntos de importantes atividades:


II Festival Internacional de Cantores-Compositores “Uma Canção pela Paz”

O primeirofoi o II Festival Internacional de Cantores-Compositores “Uma Canção pela Paz”, realizado na cidade de São Luiz do Paraitinga – SP, de 12 a 14 de maio de 2017. A Conselheira Salette Aquino foi uma das organizadoras do evento, juntamente com Moreno Overá e Deivid Gomes. SofíaPainiqueo e David Limo também deram importantes contribuições durante o evento, bem como a Coordenadora Regional da URI para a América Latina e Caribe, Drª. EnoéTexier. O evento teve participação de 12 cantores-compositores do México, Venezuela, Colômbia, Chile e Brasil, além de músicos e convidados de diversas partes do mundo. Foi um grande e belo evento que inspirou o público com a mensagem musical da paz, do amor, da harmonia e da compreensão.


visita-consejeros-globales-2017

Ademais das belíssimas apresentações musicais em prol da cultura de paz, houveram preciosos momentos de debate e fomentação da cooperação inter-religiosa, que culminaram com a formação do Círculo de Cooperação Latino-americano de Músicos, reunindo 20 membros de toda a América Latina.


visita-consejeros-globales-2017

As atividades com o recém-formado Círculo de Cooperação Latino-americano de Músicos foram concluídas na segunda-feira, 15 de maio de 2017.


Os três conselheiros seguiram então para a cidade de Campinas – SP, onde cumpriram uma importante agenda.


Visita dos Conselheiros Globais às tradições religiosas e espirituais em Campinas – SP

Em 16 e 17 de maio de 2017, os conselheirosSalette Aquino, SofíaPainiqueo e David Limo fizeram uma série de importantes visitas a diversas tradições religiosas e espirituais na cidade de Campinas – SP. A agenda de visitas foi organizada pelo coordenador do CC Campinas, MostafaBartar, que acompanhou os três conselheiros, juntamente com Deivid Gomes, assistente da Coordenação Regional da URI AL&C e IlwenPainiqueo, filha da conselheira Sofía. A coordenadora regional EnoéTexier não pôde acompanha-los devido a motivos de força maior.


16/05/2017, 14 às 15:30 - Tradição BRAHMA KUMARIS - R. Monte Aprazível, 387 - Chácara da Barra, Campinas.


visita-consejeros-globales-2017

16/05/2017, 16:00 às 17:30 - Tradição JUDAICA - Sociedade Israelita Brasileira Beth Jacob de Campinas (SIBBJC) - sinagoga - Rua Barreto Leme 1203, Campinas.


visita-consejeros-globales-2017

16/05/2017, 19:30 às 21:00 - Tradições de MATRIZ AFRICANA - auditório CEPROCAMP, Campinas.


visita-consejeros-globales-2017

17/05/2017, 9:30 às 11:00 - Tradição BUDISTA - Rua Espanha 437, Bonfim, Campinas


visita-consejeros-globales-2017

17/05/2017, 14 às 15:30 - Tradição ISLÂMICA - Sociedade Islâmica de Campinas - Rua Professor Nicolau Marchini, 87, Parque São Quirino, Campinas.


visita-consejeros-globales-2017

17/05/2017, 16:00 às 17:30 - Tradição CATÓLICA - Comunidade Paroquial do Pe. Paulo Rodrigues.


visita-consejeros-globales-2017

17/05/2017, 20:00 às 21:30 - Tradição BAHÁ´Í - Rua Paschoal Nicolau Purchio, 101, Nova Campinas.


visita-consejeros-globales-2017

Foram momentos inspiradores de partilha espiritual e fraternal que muito contribuíram para o fortalecimento dos laços comunitários entre a URI e as tradições religiosas e espirituais de Campinas. Todas as tradições relataram ter apreciado em larga medida a visita institucional dos conselheiros globais da URI e se sentiram mais acercadas à organização.