Noticias de URIALC

Ajuda Humanitária da Comunidade de Reflexão Espiritual e Ecológica (CREE) para emigrantes venezuelanos, Quito-Equador



Na quarta-feira, 11 de julho, membros e alguns amigos da CREE prepararam uma centena de sacolas com comida e suprimentos de higiene pessoal para entregar aos irmãos emigrantes que estão dormindo no terminal de ônibus de Quito. Eles se identificaram como irmãos da Venezuela que estão fugindo da crise humanitária que o país está sofrendo atualmente.

O sofrimento dos irmãos venezuelanos está afetando a vida cotidiana dos países irmãos de diferentes maneiras, já que muitos dos migrantes que viajam com poucos recursos lotam os terminais de ônibus, em muitos casos eles não têm o mínimo para se alimentar. Na jornada da viagem, muitos irmãos da CREE decidiram se unir e fornecer ajuda com alimentos e material de limpeza para aqueles que mais precisam.



 

Igreja e Migração



Na sexta-feira, 13 de julho de 2018 às 18h15, será realizado um colóquio intitulado "Igreja e Migração". Víctor Rey, que é membro do CC Fórum Espiritual de Santiago, representante da Igreja Menonita de Quito, participou da conversa. Este evento procura fornecer respostas para um problema que os Quiteños estão experimentando quase que diariamente. Nos últimos meses, o número de emigrantes venezuelanos é perdido de vista. Cidadãos que escapam da crise humanitária que estão sofrendo em seu país (devido à falta de alimentos, remédios e repressão do governo) chegam ao terminal internacional de ônibus em Quito, seja porque permanecem naquela cidade ou porque ainda estão viajando para outros países vizinhos da região. Surge então a discussão de como ajudar a diáspora venezuelana que está sendo vítima da ditadura em seu país?









 

Grande Feira de Comunidades de Cultura em Buenos Aires, Argentina

CC Comunidade Cósmica e CC Indígenas da Argentina



Nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2018, haverá a Grande Feira de Comunidades de Cultura, na qual você poderá degustar amostras da culinária regional e global. Jogos e shows ao vivo para crianças e jovens também serão realizados na feira. Você também pode desfrutar de uma amostra de artesanato em que representantes dos CCs Povos Indígenas da Argentina e Comunidade Cósmica estarão presentes.



 

Comemorando Mandela

CC Missões Unidas



Adriana Reyes



18 de julho é um dia para lembrar e recriar na Argentina. São 24 anos de impunidade diante do bombardeio da AMIA, o maior ato de terrorismo internacional na história do país, para o qual a justiça ainda é exigida. Também comemora 100 anos do nascimento de Nelson Mandela, um dos líderes espirituais mais reconhecidos que deu à sociedade humana. Seu exemplo de humildade, força, resiliência e equanimidade é uma fonte de inspiração para todos. Em sua homenagem é criada nesta data o "Dia Mandela", um dia para o serviço e a realização de ações construtivas. No âmbito desta celebração, nosso ex-Conselheiro Global, Ciro Gabril Avruj, representante do CC Misiones Unidas, participou da comemoração deste dia na cidade de Buenos Aires, lembrando-nos da resiliência como forma de nos reinventarmos diante das adversidades.



 

Lembrando Nelson Mandela

CC pelo diálogo, Venezuela



Adriana Reyes



Na quarta-feira, 18 de julho de 2018, no Centro Comunitário de Caracas, no Marqués, no marco do Dia Mundial de Nelson Mandela, foi exibido o documentário "A vida de Nelson Mandela". Em seguida, realizou-se um fórum intitulado Presença de Nelson Mandela na Venezuela em 2018, em que os painelistas foram: Frank Bracho-Diplomat, Robiro Terán, representante do Fórum Venezuelano da Pena, Lorenzo González da Universidade Simón Bolívar, Elías Santana, representante da Escola de Cidadãos e como Moderadora: Marina Tirado, representante do CC para o Diálogo e funcionários da Rádio Comunitária. O evento buscou valorizar a figura de Nelson Mandela como símbolo global da defesa dos direitos humanos no contexto sociopolítico e crise humanitária que a Venezuela enfrenta atualmente.



 

Encontro da Rede Cristã de Transformação Integral e Desenvolvimento Sustentável

Fórum Espiritual do CC de Santiago



Adriana Reyes



Em 19 de julho de 2018, foi realizada a reunião da Rede Cristã de Transformação Integral e Desenvolvimento Sustentável no Hotel Rio Amazonas, na cidade de Quito. Víctor Rey, membro do CC Fórum Espiritual de Santiago, que está baseado em Quito, em breve formalizará a afiliação de um novo CREE CC no Equador.

No Encontro da Rede Cristã de Transformação Integral e Desenvolvimento Sustentável, foi dedicado um tempo especial de oração pela situação social, econômica e política da Nicarágua e da Venezuela. Como membros da URI & C estamos muito comprometidos com a ajuda que podemos dar aos irmãos venezuelanos que se deslocam de seu país pela crise humanitária que estão sofrendo e agora, infelizmente, a situação crítica na Nicarágua acrescenta. No momento, levantamos nossas orações porque a paz retorna a esses países irmãos e os direitos humanos são respeitados.

 

CONCERTO PARA A PAZ

Escola de Amor CC, Argentina



O Concerto pela Paz foi organizado pela Confraria Judaico-Cristã na terça-feira, 10 de julho, às 19h00. Judeus, muçulmanos e cristãos se reuniram no Templo da Liberdade, o mais antigo da Cidade Autônoma de Buenos Aires, para reafirmar a coexistência pacífica da diversidade religiosa que constitui a rica cultura argentina.

Para iniciar líderes de diferentes credos da Escola de Amor CC junto com outros, eles levantaram suas intenções para que essa paz transcenda no tempo e no espaço e se estenda ao mundo. Da URI AL & C liderou a oração, o proprietário do Rabino Sergio Bergman e Ministro do Meio Ambiente, Rabi Arieh Sztokman e Nancy Falcon representando a comunidade muçulmana.

Em seguida veio a Orquestra Sinfônica Crianca Cidada, composta por crianças resgatadas das ruas, delinquência e abusos em um perigoso bairro do Recife no Brasil. Hoje, eles formam um complexo educacional e uma orquestra de excelência, reconhecidos por várias organizações privadas e governamentais, inclusive pela UNESCO. A orquestra tocou em vários teatros ao redor do mundo, como fizeram no Vaticano. Foi emocionante ver como essas crianças muito desfavorecidas conseguiram realizar seus sonhos e podem ser uma inspiração para os outros, incluindo todos os presentes naquela noite.