Noticias de URIALC

Visita do Coordenador Regional ao CC Yacu Yura, Córdoba

Em junho de 2018, o coordenador regional Enoé Texier foi convidado pela UNESCO a participar do CREE, realizado na cidade de Córdoba, na Argentina. Aproveitando sua estadia em Córdoba, o CR visitou os membros do CC Yacu Yura com quem ele estava compartilhando sobre uma das atividades que este círculo está fazendo atualmente. Acrescentamos as informações sobre as atividades enviadas por Mario Frontera, primeiro contato do CC Yacu Yura.



 

Dia Internacional da Ioga

O Dia Internacional do Yoga foi comemorado no dia 21 de junho. Yoga é uma prática física, mental e espiritual da tradição antiga, que se originou na Índia. A palavra yoga vem do sânscrito e significa unidade porque simboliza a união do corpo e da mente. Atualmente, várias formas de yoga são praticadas e seu sucesso e o número de seguidores está aumentando em todo o mundo.

Em 11 de dezembro de 2014, as Nações Unidas proclamaram o dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga, com a resolução 69/131. em reconhecimento da popularidade universal desta disciplina. Yoga é uma prática saudável que pode contribuir de forma holística para alcançar um equilíbrio entre a mente e o corpo, que é projetado para a busca da humanidade para alcançar o desenvolvimento sustentável e se mover em direção a estilos de vida que estão em harmonia com o natureza. A celebração deste Dia serve para conscientizar a população sobre os benefícios da prática da ioga.

Em Caracas, foram realizadas 3 aulas de yoga em vários níveis, cada uma com duração de uma hora. Cumprimentos do sol, posturas de pé, torções, controle da respiração foram realizados e no final um café da manhã foi compartilhado, como um sinal de apreço.



 






PROGRAMA DA REUNIÃO DO ISPAYA TOCOLI (20, 21 e 22 de julho de 2018)



Sexta-feira, 20 de julho



  • 7.00 Partida do TERMINAL PROVINCIAL RIOS SECO. Concentração na porta do terminal.
  • 10.00 Chegada.
  • 10.30 O acto de acolhida e organização.
  • 12.00 Almoço.
  • 14.00 compartilhar a experiência de ser um pastor e ser um Chhaman.
  • 16.00 Tema A cosmovisão andina.
  • 17:00 O ritual da WAXT’A.
  • 18.00 Jantar.
  • 19.00 Ch’uxta: experiência de silêncio na margem do lago e da floresta.
  • 21.00 Descanso reparado.


Sábado 21 de julho



  • 7.00 Igreja Evangélica de Oração.
  • 8.00 Café da manhã.
  • 8.30 Compartilhar a experiência de ser yatiri e ser um diácono permanente.
  • 10.00 Lanche.
  • 11.00 Compartilhar sendo leigo e sendo jampiri.
  • 12.30 almoço.
  • 14.30 trabalhos em grupo.
  • 16.00 Refresco.
  • 16.30 Plenário.
  • 19.30 Jantar e fogueira da coexistência.
  • 21.00 Pausa.


Domingo 22 de julho



  • 7.00 Oração. Espiritualidade quechua.
  • 8.00 Café da manhã.
  • 8.30 Desafios.
  • 10.00 Snack.
  • 11.00 Eucaristia e encerramento.
  • 12.30 almoço.
  • 14.00 Adeus e retorno a La Paz.


 

PARTICIPAÇÃO DO MOVIMENTO INTER RELIGIOSO (MIR) à convite do ISER (Instituto de Estudos da Religião), NA VIRADA SUSTENTÁTEL RIO DE JANEIRO 10-05-2018







O que é a Virada? A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A concepção temática da Virada Sustentável é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.



Programação da Virada Sustentável Rio 2018:

https://bit.ly/2INdZrr #viresuacidade #euvirorio #viradasustentavel #paineisdavirada https://www.facebook.com/viradariodejaneiro/videos/1843471642621273/

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada, de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.



Painel Interreligioso - Mesa Inter-Religiosa por Direitos e Cidadania.

Como garantir e aprofundar direitos e democracia a partir de tradições espirituais.

https://www.facebook.com/events/197103794255257/?ti=cl





Detalhes

Parte do eixo Conhecimento, os Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense. Todos os painéis tiveram entrada gratuita e estão sujeitos à lotação.



14h às 16h: MESA INTER-RELIGIOSA POR DIREITOS E CIDADANIA

ISER

https://www.facebook.com/comunica.iser/videos/1220832208053709/

ISER

https://www.facebook.com/comunica.iser/?hc_ref=ARRZIbbnXnfGBu_7JA-j8v8rKjD9m00hu5r07uOypEP-Wstcy1ZiNvgTJokGZwIoBG0&fref=nf



Como garantir e aprofundar direitos e democracia a partir de tradições espirituais? A dimensão religiosa, parte importante da vida social, está conectada diretamente com a existência das pessoas e suas visões de mundo, resultando em relações éticas de direitos e deveres. Reconhecer essa realidade, em particular nestes tempos de intolerância, manifesta-se como ato político de afirmação da coexistência respeitosa num contexto de crescente diversidade. Direitos, portanto, para o bem comum!

Em 2018 completa 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 anos da Constituição Federal do Brasil, documentos indispensáveis nessa caminhada de defesa de direitos, mas que precisam de nossa ação cidadã e política para seu fortalecimento e efetiva orientação de nossas práticas sociais e institucionais.

A partir dessa compreensão e considerando o cenário sócio-político-econômico-ambiental de nosso país e em particular de nossa cidade e Grande Rio, vamos dialogar com diversas lideranças religiosas acerca da garantia de direitos e a mobilização de forças cidadãs comprometidas em aprofundar e radicalizar os valores de nossa jovem democracia.

>> ANFITRIÃO: ISER - Instituto de Estudos da Religião CLEMIR FERNANDES Doutor em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ, 2017). Atuou na Ong Viva Rio na área de Religião e Direitos e atualmente é pesquisador do Instituto de Estudos da Religião (ISER), onde já fez pesquisas como Ação Social das Igrejas Evangélicas, Religião e UPP, Religião e Prisões, e é coordenador da iniciativa Fé no Clima, que reúne lideranças religiosas de diferentes tradições, em torno das discussões sobre mudanças climáticas. Membro do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa e do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do Estado do Rio de Janeiro.

>> LIDERANÇAS RELIGIOSAS CONFIRMADAS: JUDAÍSMO >> RABINO DARIO BIALER Formado pelo Seminário Rabínico Latino-americano Marshal T. Meyer, licenciado em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires, com mestrado em Literatura Rabínica pelo Schechter Institute of Jewish Studies, em Jerusalém. Vindo do programa “The Senior Educators Program” em The Melton Centre for Jewish Education, Universidade Hebraica de Jerusalém, onde escreveu sua tese final sobre a Educação Adulta. Além disso, veio do “Leatid”. Pós-graduação em Liderança e Gestão Institucional pelo Joint Distribution Committee. Foi representante da “International Raoul Wallenberg Foundation”, onde promove o diálogo inter-religioso e, atualmente, exerce a função de Rabino na Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro – ARI.

CATOLICISMO >> PADRE OMAR É reitor do Santuário Cristo Redentor e pároco da Igreja de São José da Lagoa, Padre Omar, está em constante contato com o diálogo inter-religioso e a música. Desde setembro de 2017, apresenta o programa "Vai na Fé", na Rádio Globo, onde recebe personalidades e líderes de todas as religiões em um bate-papo com temas atuais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, a partir de meia-noite, o sacerdote conversa sobre histórias do bem, sempre dando uma mensagem de otimismo. O objetivo maior do programa de espiritualidade é motivar o diálogo.

PROTESTANTISMO >> LUSMARINA CAMPOS GARCIA Doutoranda em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1985). Seu trabalho conecta Direitos Humanos, Sociedade, Teologia e Arte através do viés litúrgico e humanitário, buscando identificar e discutir temas relacionados à realidade de diversos segmentos sociais, principalmente de grupos minoritários. Inserido no contexto de campanhas internacionais, seu trabalho tem o objetivo de sensibilizar seu público a fim de desconstruir atitudes discriminatórias e criar espaços de diálogo. Tem desenvolvido projetos relacionados a HIV/AIDS, Violência Urbana e Paz, Questões de Gênero e Ecologia. É uma das fundadoras do Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro e compõe o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do Estado do Rio de Janeiro.

CANDOMBLÉ >> IYÁ WANDA DOMOLÚ Mulher preta, Yalorixá, ativista, educadora, coordenadora do Centro Cultural de Tradições Afro Brasileiras Ylê Asè Egi Omim – Ilha de Guaratiba, dirigindo projetos culturais utilizando elementos do universo dos povos de matriz africana para travar uma discussão numa perspectiva de construção de posicionamentos afrocentrados, são eles: Encontro de Jovens de Terreiro (2010), Imagens de Axé (2010 e 2014), Revista Eletrônica Pitan Dudu (2012), Orin Dudu (2015), Conversas de Terreiro (2016/2017). Sou de Terreiro(2018).

*16h >> ATO CELEBRATIVO INTER-RELIGIOSO

https://www.facebook.com/alice.gress/media_set?set=a.2456980054327386.1073741891.100000462450162&type=3









  • 1. Hare Krishna (Raga Bhumidd)
  • 2. Tradições Nativas (Centro Nowa Cumig de Tradições Nativas (Athamis Bárbara), e Casa da Águia (Carlos Sauer)
  • 3. Protestantismo (Lusmarina Campos Garcia)
  • 4. Umbanda (Casa do Perdão)
  • 5. Candomblé (Mãe Wanda)
  • 6. Wicca (Og Sperle)
  • 7. Budismo (Monjes tailandeses)
  • 8. Católico (Padre Omar)
  • 9. Espírita (Luiz Augusto)
  • 10. Judaísmo (Rabino Dario)
  • 11. Islamismo (Fernando)
  • 12. Grande Fraternidade Branca (Wanda Linhares / Carlos Magno)
  • 13. MIR (Graças Nascimento) e CC MIR R.J. URI (United Religions Initiative) - (Alice Gress)
  • 14. TAOS - Templo dos Anjos da Ordem de Shidha (Belisa do Arcanjo Miguel)
  • 15. Povos Originários - Indígena Fulni-ô Xumaya Xya e Coral Guarani


Participação das Tradições Nativas e dos Povos Originários no Momento Ancestral... Local - Lagoa Parque das Figueiras... "InDios" - Encontro entre Culturas Nativas na Virada Sustentável

https://www.facebook.com/events/396250650857774/?notif_t=plan_user_invited¬if_id=1528129992462799

"O modo de Vida, a filosofia e a espiritualidade dos povos indígenas têm uma enorme importância para ajudar o homem moderno a enfrentar os desafios de vida atuais." Carlos Sauer

*12h Roda de conversa e cantoria indígena Fulni-ô Xumaya Xia



https://www.facebook.com/xumaya.indio/videos/1571761449618343/

*13h Coral Guarani - Composto por jovens guaranis, o coral se apresenta com danças e cantos nativos



*14h Roda de Cura com Cantos Nativos para Celebrar a Vida ao som do Mother Drum (Pow Wow) com Carlos Sauer. "O modo de Vida, a filosofia e a espiritualidade dos povos indígenas têm uma enorme importância para ajudar o homem moderno a enfrentar os desafios de vida atuais." Carlos Sauer









https://www.facebook.com/alice.gress/videos/pcb.2457400984285293/2457368244288567/?type=3&theater

https://www.facebook.com/xumaya.indio/videos/1571763002951521/

 

Encontro do GT EXPO RELIGIÃO em 13 de Junho de 2018 com o Rei Ooni de Ifé - Nigéria & Comitiva Evento Interreligioso no Cristo Redentor com a presença do Rei de Ifé, Ooni Adeyeye Enitan Ogunwusi, o Ojaja ll, líder da cultura Iorubá.





Dia 13 de junho de 2018, por volta de vinte lideranças de diversas religiões e crenças que fazem parte do Grupo da Expo Religião coordenado por Luzia Lacerda, participaram do evento interreligioso no Cristo Redentor com a presença do rei de Ifé, Ooni Adeyeye Enitan Ogunwusi, o Ojaja ll, líder da cultura iorubá. O rei completou hoje três dias de visita ao Rio de Janeiro, quando foi homenageado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e recebeu a medalha Tiradentes, a maior honraria do estado.

Durante o evento, foi feita uma prece para a cidade do Rio e seus moradores. E os líderes religiosos lembraram o combate à intolerância religiosa. De janeiro a março deste ano, os casos de intolerância religiosa cresceram mais de 56% no estado do Rio de Janeiro em comparação ao primeiro trimestre de 2017. Em valores absolutos, o número subiu de 16 para 25 denúncias no período, segundo a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos. O tipo de violência mais praticado é a discriminação (32%). Depois, aparecem depredação de lugares ou imagens (20%) e difamação (10,8%). As religiões de matrizes africanas são os principais alvos: candomblé (30%) e umbanda (22%).



Comitiva do Rei OONI..



Luzia Lacerda (Expo Religião) - Rei Ooni Adeyeye Enitan Ogunwusi

Para a diretora do Instituto Expo Religião, Luzia Lacerda, a intolerância religiosa é resultado da falta de informação. “Como este é um assunto que foi velado por muito tempo não só nas casas como nas escolas também isso é um reflexo. Tem que levar informação ao público. O que é religião de matrizes africanas, o que é o cigano que não é religião, o que são os muçulmanos xiitas sunitas, não misturar o que está acontecendo em outros países”, disse.



Links de Reportagens e fotos:



Na foto, a Rainha Diambi Kabatusuila, do Congo, que também participou da homenagem, lembrou que é necessário passar a cultura africana para os mais jovens. “Nós temos que fazer o nosso trabalho para conseguir passar as informações de nossos antepassados para promover a justiça, a igualdade e equilibrar a sociedade”, ela disse.

OBS: Nesse Encontro representei as Tradições Nativas através do Centro Nowa Cumig. Fiquei bem impactada com as palavras do Rei da Nigéria da cidade de Ifé que a na tradução significa Ifé = Amor! E realmente toda a energia de amorosidade foi emanada durante a cerimônia desse Evento, por Todos os representantes dos diversos segmentos religiosos presente. Momento precioso foi ter tido oportunidade de conversar com a Rainha do Congo e com membros da comitiva do Rei e poder trocar experiências e costumes nesse intercambio!

Migweth! Gratidão!

Alice Gress (CC MIR R J - URI).

 

Um novo Círculo de Cooperação é adicionado à nossa região, já somos 52 CCs ... Bem-vindo ao CC Borborema em Campinas, Brasil.

A Coordenação da URI AL & C anuncia com alegria a criação do Círculo de Cooperação Borborema. Com este novo CC, adicionamos 52 círculos na região. Este grupo tem reuniões semanais para as apresentações de cada religião e registra testemunhos para promover todas as crenças. Eles também estão se organizando para solicitar a criação de um Conselho Inter-religioso local e se preparar para apoiar a educação de professores e professores locais neste diálogo, entre outras ações. Este grupo é formado por representantes de 12 religiões e tradições espirituais: Católica, Umbandano (Afro-Brasileira), Hare Krishna, Espiritualista, Kardecista, Daimista, Wiccano.

Seu primeiro contato é Emanoella Alves, seu email é: emanoella.alves@gmail.com. O contato secundário é Wittenburg, seu email é: uriborborema@gmail.com



 

FELIZ ANIVERSÁRIO



Comemorando com uma festa de profundos sentimentos de alegria, amor e gratidão em minha alma, o 18º aniversário da URI, família a que pertenço desde maio de 2017, como resultado do Festival Internacional de Canta Autores II "A Song for honra Paz Facundo Cabral e Gilberto Gil ", onde foi criado o CC Latino-americano de Músicos da URI para a América Latina e Caribe, do qual sou membro para a construção de um mundo melhor.

Tenho muito orgulho do trabalho que vocês têm feito ao longo desses 18 anos, cumprindo integralmente a missão que tornou possível criar esta valiosa rede global de base inter-religiosa que cultiva a paz e a justiça para o bem de suas comunidades e o mundo, que busca aproximar as pessoas da diversidade religiosa e cultural, onde a cooperação, o amor à terra, o respeito pelas tradições dos povos indígenas que nos deixaram um presente cheio de identidade, representam o coração da URI.

No futuro eu tenho a certeza de que URI continuará a abordar espaços em diferentes partes do mundo, com a presença de uma comunidade global de Círculos de Cooperação, cumprindo assim o seu propósito, contando com o talento de seus membros nas várias actividades programadas.

Com honra afirmo que continuarei sendo parte de uma bandeira com o nome de URI ... destinado à paz do mundo.

Um grande abraço da Venezuela.

Grato e comprometido!

Andrea María

Cantautora da América Latina C.C. de Músicos.



 

A Coordenação da URI AL & C e os 52 Círculos de Cooperação, com presença em catorze países da região, sentem-se gratos e alegres para celebrar o 18º aniversário da URI como uma rede inter-religiosa e intercultural que trabalha pelo respeito à unidade na diversidade, justiça e cura da Mãe Terra. Estamos todos orgulhosos de pertencer à grande família URI.

Feliz aniversário!



 

 

Primeira juventude mesoamericana "Raising LIDERANÇA consciência PARA A PAZ"

A primeira juventude mesoamericana "Raising LIDERANÇA consciência PARA A PAZ" Iniciativa das Religiões Unidas (URI) para a América Latina eo Caribe foi organizada pela Coordenação Regional eo Escritório Global, em colaboração com o Círculo de Cooperação Os Descendentes Guatemaya visão encontro "Levante LIDERANÇA consciência PARA A PAZ" era desenvolver uma estratégia para apreciar a unidade na diversidade e para treinar como células inspirou outra agenda dinâmica, acompanhamento e apoio. Os 'círculos de cooperação' são um na diversidade de ações locais cujo denominador comum é a semeadura da paz no mundo.

Foi escolhido como o local para a realização da reunião, o departamento Caserío Vasconcelos de Solola, Guatemala, onde os membros dos descendentes do CC Guatemaya residem.

Participaram da Reunião membros de quatro (04) CCs da Argentina, Guatemala, El Salvador, Panamá.

Al Encuentro asistieron miembros de cuatro (04) CCs, provenientes de Argentina, Guatemala, El Salvador, Panamá)

Argentina:

  • CC Comunidade Cósmica: Francisco Morales-Facilitador

Guatemala:
  • CC Os Descendentes do Guatemaya- CC Host
  • CC da Confederação dos Conselhos Principais de Ajqijab originários do povo Mayab
  • CC Apem

El Salvador:
  • CC Kuxkatan

Panamá:
  • CC Mukua

Também participaram o Diretor de Programas Globais URI: Alice Swett (EUA), que juntamente com a Coordenação Regional Enoe Texier veio para a cidade de Guatemala para realizar durante quatro reuniões dias que lhes permitam conhecer, compartilhar experiências bem sucedidas de trabalho Cada CC se desenvolve em sua localidade e, em conjunto, define as atividades, totalizando vinte participantes.









 

Caros amigos-irmãos:

Bom Dia. Como todos os anos nossa Organização e o Círculo dos Povos Indígenas da Argentina realizam essa atividade em conjunto com a Associação Cristã da Juventude da Cidade de Buenos Aires, este encontro fortalece o Diálogo com as Religiões e ajuda a alcançar um maior entendimento entre diferentes Culturas e Religiões

Para nós, será uma honra poder contar com a sua presença.

Saudações e tenha um bom dia.

Rosalía Gutiérrez
Presidente do CEPNA e Contato dos CCs. Povos indígenas da Argentina.
Celu. 116351107

Francisco Morales
Contato dos CCs. Comunidade Cósmica
Escritores Indígenas.