Proyectos en desarrollo URIALC
Escuela de Arte Kuna

Escola de Arte Kuna

para Projeto e Fabricação de Molas - customização em tecidos

 

Organizações Responsáveis:

  • CC Mukua ( mulheres artesãs Kunas, do Panamá )
  • Associação Indígena Ambiental

 

Pessoa de Contato: Fany Avila Eleta

Endereço: Gosguna Calle Séptima-Oficina  No. 72 A- Ciudad de Panamá, Panamá. Teléfono: ( 507 ) 250 61 93 – Celular:  (507) 69816056. E-mail: fanyavila26@gmail.com

 

Descrição:

É uma proposta educativa que visa a treinar 30 crianças e jovens mulheres da cultura Kuna que pertencem a comunidade Gosgun, uma favela urbana na cidade do Panamá, na tradicional arte de Molas - customização de tecidos, com base em tecidos sobrepostos coloridos costurados com um ponto especial que são feitos a partir da confecção de projetos criativos, que por sua vez formam desenhos únicos e original , o que lhe rendeu a inclusão em algumas importantes coleções de museus de arte na Europa, Ásia e América.

A história oral desta cultura originária da mesoamericana nativa que a Mola (tecidos customizados) foi criado pela ikadiryai a primeira mulher Kuna , que chegou nesta terra vestindo a primeira (Mola) e que ensinou mulheres Kuna sua confecção e sua utilização . Além de receber o desenho e a arte tradicional as meninas e jovens serão orientados para explorar suas diversas aplicações em moda e na elaboração de acessórios de caráter ornamental e – ou utilitário.

Escuela KUNA - URIALC

Histórico:
O CC MUKUA é uma organização de mulheres Kunasque com destacada experiência, que se dedicam a fabricação de tradicional e milenar Molas , que se distingue pela riqueza de seu colorido e pela técnica de sua fabricação. Este CC se propõe a proteger esta arte milenar , para preservar os desenhos originais e assegurar um preço justo para as Molas ( tecidos customizados) ,cada uma é feito à mão levando cerca de um mês ou mais de fabricação , dependendo do design e tamanho.
A Ação Global (ONU , UNESCO, OPI ) incorporou entre seus objetivos o fortalecimento e a revitalização das culturas indígenas , e conta com experiências bem-sucedidas em comunicades indígenas, que são autogestionáveis em projetos avançados para reforçar a sua própria cultura. Em todo o mundo , os povos indígenas e outras comunidades locais têm mostrado que eles são capazes de desenvolver e implementar projetos para modelos sustentáveis.
Os povos indígenas ao redor do mundo têm mostrado que eles podem respeitar e viver sob os princípios do multiculturalismo.

 

Mantel Kuna - URIALC

Justificativa:
A realidade dos povos indígenas do Panamá está sob pressão de fatores econômicos, comerciais , de educação, demográficos e outros, que afetam negativamente o ambiente e, portanto, a sua cultura.
As comunidades indígenas Kunas que vivem na cidade do Panamá, especificamente nos bairros arredores são caracterizados por um cinturão de pobreza e marginalização, imersa em um forte processo de aculturação, resultando em perda gradual de seus conhecimentos e prática ancestral .
O funcionamento da Escola de Arte Kuna para o projeto e confecção de Molas (tecidos customizados) dedica-se a capacitar as crianças e as jovens mlheres da comunidade Gosguna e cultura Kuna , localizado em um bairro pobre nos aglomerados urbanos da Cidade do Panamá , é uma alternativa viável e sustentável da aculturação dessas pessoas, e também incentiva as alunas na preservação de projetos antigos, e recuperação dos valores culturais e espirituais do conhecimento tradicional.
Além disso, as mulheres Kuna proporcionam melhorias para a sua economia doméstica com esta arte vendida a preços muito razoáveis ​​e acessíveis , e, assim, ajudar a melhorar a qualidade de vida de suas famílias; educando nesta arte meninas e moças da comunidade, eles estão garantindo a perpetuação dessa forma de geração de renda no revezamento feminino dentro daquela comunidade.


Objetivo Geral:

Promover e capacitar as meninas e jovens Kuna que habitam as favelas urbanas do Panamá na antiga arte de produção e confecção de Mola ( tecidos customizados), para garantir e promover a tradição e perpertuar pelas futuras gerações esta arte, pelo universo feminino que contribui como meio de sustento da família.

 

Objetivos Específicos:

  1. Criar um modelo de comunidade como um projeto piloto para fundar a Escola de Arte Kuna para a concepção e elaboração de Molas (tecidos customizados) orientada a meninas e jovens de origem Kuna.

 

  1. Capacitar as 30 meninas e moças da comunidade Gosguna localizados nas áreas que circundam a cidade do Panamá no prazo de 1 (um) ano.
  1. Educar as alunas e membros da comunidade Gosguna sobre a importância desta tradição milenar e de aprender a arte da produção de Molas ( tecidos customizados) tanto para fortalecer a cultura do povo Kuna , como para adquirir um meio de contribuir para a economia familiar.

 

Escuela de Arte Kuna

Metodologia e Recursos:

O treinamento terá natureza gradual e inclui a participação direta de estudantes e dos beneficiários indiretos residentes da comunidade em todas as fases do projeto , e que as alunas devem relatar e discutir internamente em sua comunidade , as questões discutidas em sala de aula durante a sua formação nesta arte ancestral. As mesmas educandas podem agir como "promotoras" ao nível da comunidade , favorecendo a aquisição real de conhecimento , a valorização desta arte milenar e sua disseminação.

O estabelecimento de um Grupo de Coordenação do Projeto deverá fazer o respectivo monitoramento, identificar as realizações do projeto e os progressos realizados pelo Mukua CC juntamente com um delegado das autoridades locais e um porta-voz para os pais e representantes das 30 (trinta ) meninas.

O CC Mukua se encarregará da direção da Escola,da emissão de orientações para a realização de oficinas de capacitação e outras atividades de ensino, extensão e administrativa inerente à execução do projeto. Ele também será responsável por avaliar e analisar a execução , que servirá como uma entrada para o relatório final do ano de 2013 e para justificar a continuidade do projeto em 2014.

 

Resultados Esperados:

  • 30 meninas e mulheres jovens treinados na concepção e fabricação de Molas (tecidos customizados) baseado em conhecimento tradicionais.
  • Confecção de Molas (tecidos customizados) com qualidade de ponta.
  • Realização de Molas(tecidos customizados) com projetos antigos, e as suas diversas aplicações e inovações.
  • 30 meninas capazes de identificar os valores sociais, culturais e ecológicos presentes na confecção de Molas (tecidos customizados) e agindo como defensores da tradição cultural da arte da concepção e fabrico de Molas dentro de sua própria comunidade.
  • Um bairro urbano do Panamá, o lar de uma comunidade Kuna que promove os valores transmitidos pela Escola de Arte Kuna para o projeto e fabricação de Molas e fortalece sua cultura ancestral.