Proyectos en desarrollo URIALC

Qullan Capa: Ninho de Paz, Na outra linha de Espaço e Cura Espiritual.

Restauração da Comunidade por uma cura espiritual e harmonia intercultural

NIdo de paz - URIALC

Projeto Piloto comunitário, Ecumênico e Interreligioso.

Comunidade Tocoli- município de Ancoraimes - Província Omasuyus -

Departamento de La Paz - Bolívia

 

 

Líderes do Projeto:
Comissão de Projetos, localizado em La Paz - Bolívia:
Mario Castillo e Sra.
Roberto Castillo e Sra.
Diácono e Sra. Calixto Quispe Huanca .
URI CC MEIPI - Movimento Ecumênico Interreligioso e Povos Indígenas.
E-mail:  jilataqhispi@yahoo.com

 

Público alvo e beneficiários diretos:
O projeto surge na comunidade e para a comunidade, bem como a extensão para as comunidades do entorno. Desde o homem ou a mulher anciãos, para o neto ou neta e todos no seu sistema de comunidade são os beneficiários diretos. O projeto tem a sua própria Comissão de Implementação e administração dos dois sub-projetos A e B.


    Nido de paz - URIALC

    Justificativa:
    É urgente fortalecer a consciência e vida em comunidade sob a base da espiritualidade. Há uma realidade ameaçada, onde a vida é seduzida pelo prazer, drogas, sexo , consumo, ... onde o ser vivo é usado para o lucro ; Surge então uma necessidade para a cura espiritual da humanidade e do cosmos.
    O conhecimento e a espiritualidades são fontes para uma alternativa de novas relações na dimensão da dinâmica de transformação contínua. A restauração das práticas religiosas , culturais, éticas ... de diferentes espiritualidades e valores que sirva para combater o sistema de valores consumista de mercado . Que o encontro de diferentes culturas seja para intuir as novas visões, e viver o bem cósmico. É dos direitos humanos e cósmicos defender a sabedoria ancestral , os recursos naturais, a relação harmoniosa e a convivência com o cosmos . Onde as diferentes gerações , as religiões, as visões de mundo e as culturas podem se encontrar em condições de igualdade para um diálogo com novas culturas emergentes pela globalização. Que os visitantes de outras culturas sejam bem-vindos para promover os encontros interculturais e partilhar a diversidade de conhecimentos.

     

Objetivos:
A comunidade em primeiro lugar, reconstitua a sua identidade com o espaço QULLAN TAPA ninho de paz para a cura espiritual e , em segundo lugar , com SUMA UTA Comunidade para promover encontro e a convivência intercultural. Que seja um lugar de encontro de culturas e de diálogo de conhecimentos, crenças e visões de mundo em relação à unidade. Que o sistema de cura espiritual andino seja enriquecido pela filosofia de complementaridade com outras espiritualidades.
Que um dia nós estejamos produzimos idéias alternativas , sonhos , conhecimentos, todos tecendo e compartilhando juntos a nova visão da vida . Que a comunidade seja um cenário de verdadeiro encontro de teologias entre as diferentes igrejas cristãs, espiritualidades indígenas e outras religiões históricas do mundo.
Que a economia comunitária seja um modelo de reciprocidade e de solidariedade como alternativas para um mercado capitalista, individualista , que nos seduz ao consumismo .
Que os visitantes sejam parte da causa de uma reconstituição, onde a coexistência é possível e necessária. Que para as gerações futuras não seja estranho a visão de mundo do passado, ou a visão de mundo que emerge com a mobilidade humana.

 

Objetivo Geral:
Gerir o mundo andino na espiritualidade e a vida através do QULLAN TAPA, Ninho de Paz, para proporcionar a cura espiritual e SUMA UTA, habitat da comunidade, e, assim, facilitar a convivência intercultural e intercambiar os dois espaços para a restauração completa da humanidade e do cosmos.

 

Nido de paz - URIALC

Mesa ritual para pedir permiso a la madre tierra.

Objetivos específicos:

  • - Restaurar as novas relações e convivência cósmica no sistema comunitário.
  • - Experimentar um novo renascimento espiritual para sentir, viver e proclamar a beleza da vida.
  • - Proporcionar um espaço de reconciliação e de reencontro da espiritualidade andina.
  • - Consolidar o diálogo ecumênico e interreligioso a partir da releitura do conhecimento ancestral e do conhecimento emergente, intuindo os sinais dos novos tempos.
  • - Incentivar o silêncio para ouvir e resgatar o poder da fé e da mensagem da palavra em favor da vida.
  • - Que a experiência de cura espiritual e harmonia intercultural tenham um impacto neste contexto histórico.


Localização:
Será desenvolvido na Comunidade de Tocoli , limitado a leste pela comunidade ISPAYA e a Oeste com a comunidade QUIRIWATI ; está na margem do Lago Titicaca,município de Ancoraimes , província Omasuyos , ao norte da cidade de La Paz frente ao largo da costa da ilha do sol. Tem uma população de cerca de 25 famílias. Sua subsistência é baseada na pesca e no cultivo de batatas , feijão , cevada, quinoa , trigo . É uma comunidade antiga, que por causa do isolamento e da imposição de diferentes correntes religiosas do período colonial e republicana , foi despojado de muitos de seu valor cultural. Em 2005, todas as margens do Lago Titicaca foi declarado " circuito turístico", com o objetivo de promover o turismo para as comunidades indígenas ; no entanto , o turismo descontrolado, guiado pelo lucro e sem levar em conta as necessidades locais e contextos culturais pode ser muito prejudicial , e tornar-se uma nova ameaça de etnocídio e genocídio na cultura antiga.
Este projeto tem o desafio de fornecer apoio para que a comunidade seja atualmente o sujeito protagonista de seu próprio destino e assuma a consciência da realidade nacional e mundial que emerge. Tudo isso a partir da recuperação da identidade e autodeterminação, de contribuir para a defesa da vida , tendo em conta as constantes mudanças na história.
Mas nós acreditamos e estamos convencidos de que os mitos , lendas , histórias, forças cósmicas , a relação harmônica com a natureza , a economia solidária , a fé cristã profética ... são esperanças para continuar sonhando com um futuro de boas condições de vida comunitária. Para fazer isso precisamos de pessoas para participar e que não sejam paternalistas.

 

Investimento necessário: EUA $ 20.000,00

 

Partes: 

 

Parte A
Espaço de Cura Espiritual.
Responsável: Diácono Calixto Quispe Huanca.
É o local de ação no âmbito do retiro assim como o deserto, para sentir, ouvir , contemplar uma nova chance de renascer. Ele é baseado na filosofia andina, por complementação , a cura espiritual e a convivência harmoniosa intercultural estão sempre juntos . A sabedoria popular e antiga , diz : "O que nós damos seja um bem para você e o que você nos dá sejam um bem para nós e seja em uma boa hora . Tudo isso é expresso com um forte abraço de fé. "É dar e receber de coração a coração , no contexto da visão da comunidade. Sabendo-se que a contribuição de visitantes chega a todos, desde os idosos ao neto.

Nido de paz - URIALC

 

Apthapi el banquete comunitario.

 

As 5 terapias de cura espirituais.
Os 5 altares e momentos rituais:
Acolhida e escuta dos peregrinos e as suas expectativas.
1. Altar. Purificação e reconciliação, pela ruptura das relações humanas e cósmicas.
2. Altar. Terapia de conversão e restauração, e experimentar um novo renascimento.
3. Altar. A confirmação de um renascimento espiritual e o compromisso para iniciar uma nova convivência humana , cósmica e comunal.
4. Altar. Celebração de ritual de gratidão para a experiência de renascimento e o envio para a missão de cura.
5. Altar. A participação dos Apthapi , o pão de cada dia que é compartilhado na comunidade.
Congratulando-se com a comunidade para ir experimentar uma realidade que faz com que a convivência intercultural seja uma realidade na SUMA UTA.

 

 

O que é cura espiritual ?
É purificação para afastar e eliminar todas as energias da morte ; a prática de silêncio no ventre da Mãe Terra e no deserto, às margens do Lago Titicaca Sagrado ; é a experiência do sagrado na visão andina e outras espiritualidades em conexão com toda a criação. São as práticas e diferentes terapias relacionadas com os guardiões espirituais com a música contemplativa para se sentir desde o coração do homem ao cosmos. É a força para se concentrar , para conectar-se e ouvir a mensagem da Palavra de Deus , os antepassados ​​e os cosmos. É a expressão de gestos , sinais, símbolos , o tempo e os sentimentos de experiências sagradas ancestrais, para realimentar os novos contextos históricos. São mulheres e homens líderes e mediadores que compartilham este poder de cura .
É o deserto cósmico, do espaço QULLAN TAPA ninho de paz.

 

O que você vai receber um peregrino ?
Acolhimento, em contato direto com a comunidade de origem. Diferentes terapias de cura espiritual. A oportunidade de converter o renascimento integral que irá favorecer o caminho de uma nova oportunidade para dar sentido à vida.
A reconciliação e purificação de energia cósmica no sistema de morte. A iluminação de forças espirituais para dar sentido e paz a existência. A experiência do silêncio na maternidade da terra mãe. O poder das palavras e sua mensagem de esperança para ser fiel ao dom da vida.
Música contemplativa para o reencontro de si mesmo no deserto pelo silêncio.
A experiência de uma nova oportunidade de restauração do amor à vida.

 

Nido de paz - URIALC

 

Paseo por el lago sagrado y el paisaje.

Para caminhar agora contamos com:
Experiências de serviços em cura espiritual . Convicção e integração opção e comunhão de diferentes espiritualidades . Um espaço geográfico e consagrado. O modelo de espaço sagrado no campo indicado. O projeto de construção de cinco altares . A construção de uma casa para os peregrinos que querem contribuir como voluntários. A vontade , fé, esperança no sonho da comunidade. Braços e portas abertas para aqueles que querem acompanhar e abrir este caminho inédito da jornada de cura de sua fé . Bem-vindo o seu apoio incondicional no caminho em defesa da vida em todo o cosmos.

 

 

 

Atividades a realizar-se no futuro:
Formar uma comunidade interreligiosa e mística para viver a diversidade de espiritualidades.
Restaurar Wak'as templos ancestrais e altares para recriar novos encontros espirituais. Criar um sistema de instalações sanitárias de higiene , para não contaminar o ambiente . Construir uma rede de sistema de irrigação para proteger e fazer realidade a floresta andina. Construir painel solar para evitar a contaminação do meio ambiente. Construir cinco altares de cura e a oficina de recepção. Florestar um bosque andino que sirva como espaço para a cura. Plantar e cuidar de ervas medicinais . Plantio de árvores ornamentais . Semear e cuidar das flores medicinais. Preparar lugares apropriados com tendas para retiros espirituais na margem do lago.

       

Parte B:
Somar a Uta habitação comunitária para a convivência intercultural
Responsável: Mario Castillo y Roberto Castillo.
É toda a comunidade a serviço do encontro e convivência intercultural após a cura espiritual , oferecemos com amor o pouco que recebemos e o que é trazido para enriquecer a globalização da solidariedade.

 

O que você vai receber como um peregrino?
A aceitação, o afeto, o sorriso sob a fé em contato direto com a comunidade de origem. A bela paisagem do vale andino nas margens do Lago Titicaca. A música, a festa , a comida milenar Apthapi. Refletir em conjunto sobre questões de interesse comum.
Compartilhar o trabalho comunitário. As várias atividades desportivas . A caminhada ao redor do lago e os templos antigos. À noite, a fogueira para a festa intercultural. O encontro intercultural para enriquecer por dar e receber.

 

No momento o que temos:
Experiência de serviço comunitário em vários encontros . Espaço para o centro SUMA UTA para a convivência intercultural. Material de construção ( pedras ) já prontos . comprou 50 cobertores para o alojamento. Há um local de alojamento para 20 pessoas comunal1 º , com luz e água, e 2 quartos para 40 pessoas. Implementação de cozinha temporária para a construção do novo centro.
Lugar construído para reflexão e um altar na margem do Lago Titicaca. Já estão plantadas as árvores para o futuro da floresta andina em torno do centro da comunidade. Humildemente alojamos em casas quando os visitantes desejam. Até agora, o sacrifício da comunidade , sem recorrer a outras instâncias.

 

Atividades a realizar-se no futuro:
Projetar e construir o centro próprio com quartos, salas de jantar, salas de reuniões , cozinhas, banheiros , chuveiros , museu, sala de exposições e sala de primeiros socorros , etc, para proporcionar condições favoráveis ​​para acomodação. Construir a sala de recepção.
Integrar as crianças para uma participação ativa com a visão de futuro. Ampliação do sistema de água potável para o novo centro. Ampliação de energia elétrica ao novo centro . Construir criadouros de peixes no lago.Comprar ou construir barco de junco.
Construir tendas individuais na margem do lago. Melhorar a produção agrícola.
Reativar os vários ofícios artesanais antigos. Criar jogos alternativos divertidos para as crianças na floresta.

 

Nido de paz - URIALC

 

Alojamento: comum e longe da família.

Nossa fé para a cura espiritual
Acreditamos que as culturas indígenas por causa da mobilidade humana encontra-se ameaçada a sucumbir a sua sabedoria e espiritualidade.
Acreditamos que a globalização nos adverte para criar novos espaços de diálogo , discernimento, de olhar para uma nova visão da cultura e de vida.
Acreditamos que, no mundo de hoje, as novas gerações estão bem física , mas espiritualmente , há uma falta de fé, valores , princípios ... então que está confuso, estressado, triste, sente abandonado , frustrado, sem olhar objetivo , no futuro, de modo a não encontrar nenhum sentido da vida cósmica .
Acreditamos que a cura espiritual é urgente resolver e preencher esse vazio espiritual, dar água a quem tem sede da fonte da vida.
Acreditamos que a experiência de cura ancestral nos leva a suplementação com outras experiências de cura espiritual.
Acreditamos que também temos de curar todo o meio ambiente que clama por ser defendido das energias e práticas de morte.
Acreditamos que devemos curar a todos os sistemas que ameaçam a vida em todo o cosmos.
Acreditamos que todos nós devemos unir -nos e compartilhar os métodos e formas de cura para a convivência global.
Acreditamos na ação purificadora de energias ancestrais existentes nas diferentes religiões do mundo.
Acreditamos no solo, plantas , animais que têm dom da purificação.
Nós acreditamos em nossos líderes naturais que praticam a cura sob a força da fé e facilitam o diálogo com outras curas com o desafio da globalização.
Acreditamos nos antigos locais sagrados ainda vibrando energias e restaurando a paz para se conectar espiritualmente e corporalmente.
Nós acreditamos que é urgente ouvir a Deus , antepassados, a natureza, o grito da mãe terra e do contexto histórico.
Acreditamos na nova oportunidade para a cura espiritual da humanidade e todo o universo cósmico.
Nós acreditamos em você e eu , e todos nós temos o dom da cura para a humanidade e do cosmos.
Acreditamos que é possível e necessária a convivência intercultural no contexto da globalização do amor e da paixão pelo dom da vida.
Acreditamos no diálogo de coração a coração , de símbolo para símbolo, de sorriso a sorriso, de fé em fé , de gênero para gênero.
Nós acreditamos na profecia e no sorriso dos idosos, idosas, netos e netas.
Nós acreditamos no poder dos antepassados ​​que vivem no passado, presente e olham para o futuro.
Acreditamos que toda a criação e uma manifestação dos dons espirituais para cumprir a missão de dar sentido à vida.